Novembro Azul, dedicado ao cuidado da saúde do homem, recebeu a atenção da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), que realizou nesse mês três ações de prevenção de câncer bucal, nas cidades de Guarulhos e Jaboticabal (SP) e Balneário Camboriú (SC), como parte da Campanha Sorria para a Vida que tem por objetivo, além da atenção à saúde oral, também a saúde integral no ser humano.

Até o fim deste mês o Novembro Azul continua com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. Como faz rotineiramente durante o ano inteiro, a Sorria para a Vida intensificou as ações deste mês para maior conscientização do homem sobre os cuidados que deve tomar para uma vida saudável, entre eles a atenção à saúde oral e aos riscos de doença que podem afetá-la, como tabagismo e alcoolismo, que juntos potencializam as possibilidades do câncer bucal, doença que mata 4.233 pessoas do sexo masculino no Brasil, segundo o Inca.

1.856 lesões identificadas

Em 2018, até o mês de novembro, a ABCD realizou 96 ações, 25.247 atendimentos e identificou 1856 lesões suspeitas de câncer bucal, com o encaminhamento para diagnóstico aprofundado e tratamento em entidades públicas especializadas.

O presidente da ABCD, Silvio Cecchetto, lembra que a saúde bucal faz parte da saúde integral do ser humano e por este motivo ganha atenção especial no Novembro Azul. “A prevenção do câncer bucal começa nas mãos do cirurgião-dentista, seja no consultório odontológico ou nas odontovans da Campanha Sorria para a Vida, feita de forma gratuita para a população”, afirma.