A nova geração das escovas Oral-B da Procter & Gamble nasce de um software de mapas mentais, demonstrando como a criatividade e gerenciamento de projetos pode ser integrado através do uso de uma solução em software, o Mindmanager, usado para criar “mapas mentais”.

A expressão curiosa define o que faz um programa para além de superlativo: parte do portfólio da companhia canadense Corel Corporation, o MindManager, que segue os preceitos desenvolvidos pelo psicólogo inglês Tony Buzan, criador do conceito mapa mental como método para representar relacionamentos entre dados e informações pulverizadas ou em estado caótico, dando a elas sentido.

Na verdade, o software proporciona não apenas transparência, mas também gera significativa economia de tempo durante as principais atividades que fazem parte do processo de desenvolvimento da Oral-B, como a comparação de ideias apresentadas pelos desenvolvedores de projetos com centenas de direitos de marcas registradas e o preenchimento de pedidos de novas patentes.

No caso dessa nova geração de produtos Oral-B, o principal responsável é o Dr. P. Jungnickel, que responde por toda a área de gerenciamento de projetos de escovas de dente manuais, e quando estuda novas ideias ou tecnologias deve checar cuidadosamente se já estão protegidas ou se podem ser registradas como inovações.

Nesse novo e abrangente projeto na Procter & Gamble, foi preciso lidar com um grande volume de informações. “Houve muitas sessões de brainstorming”, explica Jungnickel, gerente de Projetos e IP. “Para estruturar as muitas ideias geradas nessas seções, e obter o quadro geral das informações envolvidas, decidi usar o MindManager, ferramenta com a qual já estava familiarizado.”

SERVIÇO

Saiba Mais sobre o MindManager no Brasil – Informe-se ou peça uma demonstração na Corel Brasil pelo email fernando.soares@corel.com