HTML clipboard

A Campanha Sorria pela Vida que a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) promove há cinco anos completa o atendimento de 25.141 pessoas que passaram por diagnóstico precoce de câncer bucal. Desse total, 1850 apresentaram lesões suspeitas da doença, sendo encaminhadas para diagnóstico aprofundado e tratamento em entidades parceiras especializadas. Para Silvio Cecchetto, presidente da ABCD,  “esses números representam 7,35% do atendimento que, se projetados para a população brasileira exibem a importância da prevenção, uma vez que cada um desses casos não tratado pode evoluir para a morte.” No Brasil a incidência do câncer bucal aumentou 68% nos últimos 20 anos e atualmente, por ano, 6.600 perdem a vida devido à doença.

93 ações realizadas

Desde seu início, em 2014, a Sorria para a Vida realizou 93 ações e ainda neste ano outras quatro vão acontecer em dezembro no Cambuci, Guarulhos, Penha e Bragança Paulista. Nas ações da ABCD já trabalharam 791 cirurgiões-dentistas voluntários.

No Dia do Cirurgião-dentista, 25 de Outubro de 2018, a Campanha abrigou também evento do CRO-SP, sob a marquise da FIESP, em São Paulo, sobre higienização bucal e em Balneário Camboriú (SC) 10 mil crianças aprenderam as técnicas de escovação durante a celebração da data e dos exames preventivos.

Imprensa leva campanha à sociedade

A imprensa abriu importante espaço a Sorria para a Vida, com entrevista de uma hora de especialista falando sobre câncer bucal na Rádio Trianon e cobertura local dia 25/10 feita pela TV Globo, TV Câmara e TV Cultura. Para o presidente Silvio Cecchetto essa divulgação é de extrema importância porque leva informação relevante a todos os extratos da população, aumentando a necessária conscientização sobre o câncer bucal, ainda bastante precária entre todos os níveis da sociedade.

A Campanha Sorria para a Vida é feita em parceria com APCD, Abimo e CRO-SP.