A diretoria do Colégio Brasileirode Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) lançou, neste mês, em São Paulo, os Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais. A publicação é resultado do trabalho de três gestões e teve a colaboração de mais de uma dezena dos mais conceituados especialistas em todo o país. O documento define, com base nas mais recentes evidências científicas nacionais e internacionais, os parâmetros básicos para aplicação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).

 O evento reuniu representantes do Conselho Federal de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia, da Fenasaúde, do Instituto Ética Saúde, de operadoras de saúde, de consultoria jurídica especializada em Compliance, associados do CBCTBMF e cirurgiões dentistas, que debateram os “Novos Rumos da Cirurgia Bucomaxilofacial no Brasil”.

 Os Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais trazem o conceito de OPMEs; as indicações para os principais procedimentos da especialidade, tais como cirurgias Dento Alveolares, Deformidades Ortognáticas, Fratura dos Ossos da Face, Disfunções da Articulação Temporomandibular, Tumores ou Cistos e Reconstruções Ósseas; além do conceito de OPMEs; e a metodologia de como foi elaborado, através de Perguntas Clínicas, revisões sistemáticas e Medicina Baseada em Evidência.

O documento propõe, inclusive, como deverão ser citadas as diversas diretrizes nos textos públicos e periciais.

Serviço

A íntegrados Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais está no site do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial no seguinte link: www.bucomaxilo.org.br/upfiles/downloads/diretrizes-e-recomendacoes-para-procedimentos-bmf.pdf.