Por unanimidade, a Diretoria do Conselho Federal de Odontologia foi eleita para o triênio 2018-2021 no dia 8 de dezembro último, e tomou posse administrativa na manhã desse sábado, dia 8 de dezembro, na sede da entidade, em Brasília/DF, a chapa única que conta com a liderança de Juliano do Vale, do Tocantins, reeleito para dar continuidade ao trabalho iniciado na última gestão.

Segundo o presidente eleito, o CFO vive um novo momento de trabalho, em prol de uma Odontologia de excelência. “No mandato anterior, foi desenvolvido intenso trabalho para transferência da sede da entidade do Rio de Janeiro para Brasília, com reestruturação administrativa e readequação das rotinas de trabalho. Neste mandato nossa expectativa é efetivamente avançar frente às demandas da categoria como, por exemplo, conquistar novos mercados de trabalho e áreas de atuação para os cirurgiões-dentistas”, afirmou.

Outra importante questão será reafirmar as prerrogativas da profissão para atuação em determinados procedimentos estéticos. O presidente eleito também assegurou que está inclusa, entre as propostas prioritárias buscar a regulamentação da exposição de conteúdo – fotos, vídeos, texto, em ambiente digital acerca da publicidade odontológica, sem ferir a lei e o Código de Ética da profissão. “Nosso objetivo é construir um consenso que seja favorável aos cirurgiões-dentistas, bem como à população que faz uso do serviço odontológico, com maior esclarecimento”.

No âmbito parlamentar, Juliano do Vale garantiu que será desenvolvido um intenso trabalho no Congresso para atualização das leis da Odontologia, junto à Frente Parlamentar da Odontologia, lançada em novembro do ano passado, e com o apoio dos Conselhos Regionais, nos estados.

A avaliação da qualidade da formação dos profissionais também foi pautada pela diretoria eleita. O objetivo é combater, junto ao Ministério da Educação, a abertura e expansão de novos cursos de Odontologia que não atendam os critérios qualificação. “Pretendemos discutir a possibilidade de realização do exame de proficiência para os recém-formados em Odontologia, pois somente a graduação não será garantia de atuação do cirurgião-dentista. Nossa preocupação é com o serviço que é ofertado à sociedade. E nosso objetivo é sempre zelar pela excelência na Odontologia”, concluiu.


Esta é a Diretoria 2018/2021
Juliano do Vale (CRO-TO-539) – Presidente
Ermensson Luiz Jorge (CRO-PR-3493) – Vice-Presidente
Claudio Yukio Miyake(CRO-SP-37416) – Secretário-Geral
Luiz Evaristo Ricci Volpato (CRO-MT-2143) – Tesoureiro


Fonte CFO
Fotos: Benício e Michelle Calazans